LogoRRDC.png
grega_Prancheta 1 cópia.png

Criatividade e a melhor idade

A solidão afeta pessoas de todas as idades mas, especialmente os mais velhos. Com a aposentadoria e o afastamento dos filhos que acabam indo morar em outro lugar, os idosos acabam perdendo muito do seu contato com o mundo externo.


Muitos permanecem ativos, socializando, fazendo as atividades que lhes dão prazer, mesmo depois da aposentadoria, o que é ótimo mas, uma grande parte acaba se isolando (e não apenas pela pandemia).


A terceira idade também sofre muito com abandono, um isolamento forçado. A falta desse contato social traz diversos malefícios à saúde, independente da idade.


Cada caso é um caso mas, de forma geral, o envelhecimento traz um decaimento do nosso potencial criativo, seja por fatores cognitivos, ambientais ou comportamentais.

Estimular a mente e desenvolver novas habilidades é vital para um envelhecimento saudável

Segundo Renata Sudré, arteterapeuta da Jequitibá Residência Assistida, o cérebro desenvolve novas conexões ao executar um trabalho manual, o que ativa a memória e a concentração. “A arte incentiva o autoconhecimento e ajuda a desenvolver novas aptidões. Com isso, o idoso é convidado a se expressar e a perceber lembranças e desejos por meio de uma produção individual, colocando suas habilidades em prática”, comenta.


Então, para além de tudo que já sabemos sobre "como ter uma velhice saudável", alimentação, exercícios físicos e check up regular, a auto expressão, por meios criativos e que sejam prazerosos, é imprescindível para que o cérebro continue funcional. Estimular diferentes níveis de raciocínio, melhorar as capacidades cognitivas e trazer satisfação nas tarefas executadas.


ativando a percepção


Pensando nessa lacuna que temos hoje, de atividades que sejam direcionadas à melhor idade, o escritório Renata Rubim Design&Cores, em parceria com estabelecimentos que promovem eventos culturais, estará ministrando oficinas criativas para esse público alvo.


Através de recortes, colagens, e pinturas, o objetivo é um só, trazer uma mudança de ares, depois de tanto tempo isolados em casa devido à pandemia e, também, prazer em criar algo com as próprias mãos.


Os locais e datas das oficinas, você pode conferir em nossas redes sociais. Em breve estaremos divulgando.


Instagram: https://www.instagram.com/escritorio_renata_rubim/

Facebook: https://www.facebook.com/Renatarubimdesignecores


Fonte

https://esbrasil.com.br/desenvolver-criatividade-velhice/





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo