Papéis de Parede
top of page
LogoRRDC.png
grega_Prancheta 1 cópia.png

Papéis de Parede

Os papéis de parede surgiram na China, acredita-se que por volta de 200 A.C. No começo, os papéis não tinham nenhuma decoração, sendo que o arroz era a base e sua cor, branca.

Tempos depois, passou a ser manufaturado com pergaminho vegetal e assim iniciou-se a inclusão de elementos decorativos, como cores e desenhos e, também, tudo feito de forma manual, por artesãos.


Já no século XVI, os papéis de parede chegam à Europa, por meio comerciantes árabes. A ideia era substituir telas e tapeçarias que eram usadas para decorar as paredes, janelas e portas. Inicialmente eram usadas cópias do papéis chineses que chamavam-se chinoisserie. Rapidamente após a chegada dessas cópias do papéis chineses, artesãos europeus, especialmente da França, iniciaram suas próprias criações. A partir disso, papéis de parede ilustrados ganharam uma personalidade própria européia.


Os papéis de parede na Europa fizeram muito sucesso mas, por ser um processo lento e o meio de produção não ser em massa, acabou se tornando um artigo luxuoso e exclusivo nessa região. Um século depois, em 1770, em Paris, foi inaugurada a primeira fábrica de papéis de parede pintados e flocados, foi aí então, que a França se tornou vanguardista nesse ramo industrial.


No Brasil, os papéis de parede chegaram no final do século XIX, mas somente em 1930 é que sua importação começou a ficar mais viável financeiramente e, a partir de 1960 é que começaram a conquistar os brasileiros.



Renata Rubim tem uma história antiga com o design de superfície. Nomes como Raoul Dufy e William Morris, fazem parte do seu repertório cultural.

Em 2018 o escritório Renata Rubim Design & Cores começou sua trajetória com o desenvolvimento de projetos de papéis de parede. Os papéis não tem um foco específico, podendo ser utilizados em diversos ambientes, tudo dependendo, claro, do objetivo do cliente.


Sua primeira parceria no ramo, foi com a SM Concept, onde Renata utilizou a mesma temática que havia utilizado já em tapetes, com a mesma SM Concept como parceira, que havia sido muito bem sucedida.


Já em 2019 Renata fez outra parceria, que abrangeu diversas públicos: infantil, barbearias, salões de beleza, cafés...


Agora, em 2022, será lançada uma nova parceria com papéis de parede infantis. Estamos ansiosos para poder mostrar aqui no site para vocês.


Renata faz projetos específicos, de acordo com o briefing do cliente.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail contato@renatarubim.com.br




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page